Buscando atenuar conflitos entre o acionista (o principal) e seu executivo (os agentes), surgiram as práticas de remunerações variáveis empregando opções sobre ações. Para atenuar o conflito de agência entre acionistas e executivos, a maior parte da remuneração dos executivos seria função da variação da riqueza dos acionistas expressas por meio do preço das ações.
O início dos livros As Decisões de Investimentos e Avaliação de Investimentos discutem quais os objetivos das decisões financeiras.
No livro As Decisões de Investimentos, leia o Capítulo 2 e entenda as particularidades associadas à decisão de investimento.
No livro Avaliação de Investimentos, leia o Capítulo 1 aprenda sobre as decisões financeiras, seus objetivos e conflitos.
Referências:
Informações complementares podem ser vistas no link:
http://www.gpa-ri.com.br/port/download/teleconferencias/3Tri06.pdf
Analise o texto apresentado a seguir e responda ao que se pede.
a) O que são opções sobre ações?
b) Por que um executivo seria incentivado com opções sobre ações?
c) Quais os potenciais riscos associados a opções sobre ações?
Transcrição de parte da Teleconferência Resultados do 3T06 da Companhia Brasileira de Distribuição feita em 10 de novembro de 2006.
Abilio Diniz – Presidente do Conselho de Administração: “Não quero me alongar muito nessa introdução, porque eu quero deixar mais tempo para vocês fazerem perguntas, mas eu quero comunicar para vocês um compromisso que nós assumimos com o mercado na divulgação do segundo ITR,do second half, do meio do ano, que nós dissemos a vocês que nós divulgaríamos o nosso novo plano de stock option. Nós já concluímos os estudos,já passamos pelo Conselho, já temos o go ahead do Conselho e estamos agora nas formalidades, inclusiva na parte de aprovação junto à CVM, para a implantação desse novo plano de stock option. Acho que o plano é bastante agressivo; ele contempla inicialmente, nesse primeiro momento, aqueles que realmente fazem a diferença dentro da companhia – é um plano para 110 diretores da companhia – e permite que uma pessoa que trabalha aqui tenha o seu salário dobrado através de bônus, mais as ações que ele vai receber. Ele receberá um bônus devido à sua performance, atrelado a indicativos de desempenho, ou, cumprindo as metas, ele terá um bônus substancial e, em cima desse bônus, é que estão atrelados tanto as opções para as compras de ações, como as ações que nós daremos de forma gratuita, os restricted stocks. Isso permite que um diretor que trabalha aqui, que tenha um salário de 100, ele possa dobrar ou mais que dobrar o seu salário através do bônus e das ações que ele receberá ou sob a forma de opções, ou sobre a forma de ações dadas gratuitamente. Eu acho que isso é um grande incentivo, porque a nossa intenção é que cada executivo, cada Diretor ganhe, através do seu salário, suficiente para manter um bom padrão de vida no seu nível, para fazer a sua vida confortável no seu dia-a-dia, sendo que, o que ele recebe depois de bônus e as ações, passa a ser um adicional realmente para poupança, investimentos, enfim, para tudo aquilo que ele quiser fazer. Esse é um programa que faz parte de uma idéia que eu tenho desde que a companhia se transformou em publica, desde o nosso IPO em 1995.
Marcadores (Tags)
- Casos com Golpes ou Fraudes (1)
- Casos de Avaliação de Empresas (9)
- Casos de Contabilidade (5)
- Casos de Controles Internos (4)
- Casos de Custos (8)
- Casos de Derivativos (6)
- Casos de Estatística (2)
- Casos de Estratégia (7)
- Casos de Finanças (29)
- Casos de Matemática Financeira (5)
- Casos de Mercados Financeiros (58)
- Casos de Metodologia (1)
- Casos de Orçamento (1)
- Casos de Planejamento (3)
- Controles Internos (2)
- Custos; Teoria de Finanças (1)
- Governança (1)
- Mercados Financeiros (3)
- preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário