quinta-feira, 12 de março de 2009

Se o consumo cai, a taxa de juros vai junto

Disponível em: <http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55502>.
Acesso em: 12 mar. 2009.

Copom reduz a taxa Selic em 1,5 ponto percentual
por FinancialWeb
11/03/2009
Taxa está, agora, em 11,25% ao ano. Segundo comunicado encaminhado à imprensa, a decisão foi tomada sem viés, por unanimidade
SÃO PAULO - Superando as expectativas mais otimistas, o Comitê de Política Monetária anunciou, nesta quarta-feira (11), um corte de 1,5 ponto percentual na taxa básica de juro da economia, a Selic, de 12,75% para 11,25% ao ano.
Segundo comunicado encaminhado à imprensa, a decisão foi tomada sem viés, por unanimidade. "O Comitê acompanhará a evolução da trajetória prospectiva para a inflação até a sua próxima reunião, levando em conta a magnitude e a rapidez do ajuste da taxa básica de juros já implementado e seus efeitos cumulativos, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária", informou o documento. Na primeira reunião do ano, em janeiro, a taxa já havia sido cortada em um ponto percentual.
A aposta do mercado estava entre 0,5 ponto percentual e um ponto percentual para esta última reunião. A possibilidade de um corte mais agressivo veio após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgar na terça-feira (10) o recuo de 3,6% do Produto Interno Bruto brasileiro no quatro trimestre do ano passado - acima das expectativas e a maior retração desde 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário